Como estudar

Veja a seguir, algumas dicas de estudo para cada uma das disciplinas:


COMO ESTUDAR PORTUGUÊS
A língua portuguesa é muito importante para nós e temos que dominá-la bem.
LITERATURA
• Um dos aspectos que faz parte da avaliação é a leitura.
• A cada bimestre há, pelo menos, um livro para ler.
• Há alguns passos a serem seguidos, para que você realize bem essa leitura:
1. faça a leitura aos poucos, sem deixá-la para os últimos dias do prazo estabelecido, com a desculpa de que “só assim, não se esquecerá do conteúdo”;
2. pesquise o significado do vocabulário novo, para que haja compreensão e fixação das partes principais do texto lido. Independentemente da leitura do bimestre, é importante você exercitar constantemente sua leitura oral;
3. Isto ajudará a sua pronúncia, a dar entonação correta, seguindo a pontuação. Use um gravador, sempre que possível, para corrigir suas falhas de pronúncia, entonação, etc.
GRAMÁTICA
Realize a fixação do conteúdo de gramática com exercícios, para isso:
1. leia, atentamente, o enunciado para não fugir do que é pedido;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
3. corrija tanto os exercícios realizados em casa, como em classe, para que estejam todos certos, seja no caderno ou no livro;
4. faça o maior número possível de exercícios;
5. organize suas tarefas com capricho.(Todos no caderno).
ESCRITA
A escrita é outro aspecto de avaliação de Português.
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
1. escreva com capricho, ordem e corretamente os exercícios de todas as disciplinas, pois escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
2. organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão, partindo de “palavras-chaves”;
3. cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
4. aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
5. não rasure ou borre o trabalho;
6. releia o texto antes de passá-lo a limpo e antes de entregá-la ao professor;
7. sempre faça um rascunho de tudo que for escrever;
8. pense e reflita muito antes de escrever.

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS NATURAIS
Esta é uma disciplina que o ajudará a conhecer o meio ambiente e os fenômenos físicos e químicos da natureza. Portanto, siga estes passos:
1. releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais;
2. observe o detalhe das ilustrações e desenhos;
3. tente fazer as experiências que o texto propõe sob orientação do professor em sala de aula ou laboratório. Todo cientista procura aliar a teoria à prática;
4. faça anotações em classe;
5. pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
6. esquematize tudo que você estudou;
7. tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou;
8. revise matérias que são pré-requisito para a compreensão do conteúdo de ciências (como português e matemática);
9. estude de boa vontade, sem reclamar, contestar, estabelecendo um período regular com assiduidade.

COMO ESTUDAR INGLÊS
Para estudar um idioma é necessário compreendê-lo e memorizar seu vocabulário. Vamos ver como podemos ter mais habilidades:
1. repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
2. procure usar o dicionário para conhecer o significado das palavras;
3. procure pensar algumas palavras ou frases em inglês;
4. leia alto, e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia;
5. esteja atento para: - leitura - escrita ortográfica - pronúncia - conversação;
6. sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas e familiares);
7. faça anotações em sala de aula;
8. realize os deveres de casa como forma de fixação do conteúdo dado em sala de aula;
9. treine escrevendo as palavras que você tem dificuldade várias vezes. Depois tente escrevê-las sem consultar.

COMO ESTUDAR GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Lembre-se de que é gostoso saber o que se passou, o que aconteceu e onde estamos. Para um melhor aproveitamento:
1. analise títulos e subtítulos do que está estudando;
2. tente entender o que diz cada parágrafo e grife as idéias principais;
3. procure o significado no dicionário de palavras que você desconhece;
4. esquematize os assuntos depois de ler o texto várias vezes;
5. vá até a página de exercícios de fixação, leia com atenção os enunciados das perguntas e procure respondê-las sem voltar ao texto. Depois que resolveu todas as questões, verifique pelo texto se as respostas estão certas;
6. utilize mapas na hora do estudo, pois eles ajudam a sua orientação;
7. tente explicar com as suas palavras o que leu e o que ouviu;
8. realize as tarefas de casa não como uma obrigação, mas como uma forma de fixar e exercitar os conhecimentos adquiridos em sala;
9. procure ter um caderno organizado e completo. Ele pode ser um grande amigo;
10. fazer relação entre os conteúdos ministrados;
11. não adianta decorar, é preciso entender o processo;
12. releia os conteúdos e resumos passados em sala, completando os tópicos a partir da sua análise, baseado na explicação do professor;
13. preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias da TV, jornais e revistas, e traga os assuntos ligados a matéria para serem discutidos em sala de aula.

COMO ESTUDAR ENSINO RELIGIOSO
1. Trazer o material das aulas solicitado;
2. Estar tranqüilo, atento e participativo a tudo o que se debate em sala;
3. Disposição para formar-se moral, ética e espiritualmente;
4. Ter espírito crítico em todas as aulas;
5. Cada capítulo estudado deverá ter seus exercícios feitos em casa;
6. Lembre: coração sábio, reflexões coerentes.

COMO ESTUDAR MATEMÁTICA
A Matemática é fácil e divertida. Mas, para que ela se apresente assim, será preciso que você:
1. acompanhe as aulas;
2. faça os exercícios de classe, solicitando ajuda ao professor ou monitor, sempre que precisar;
3. corrija os exercícios de classe, para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro;
4. use um rascunho para fazer as operações;
5. organize seus cálculos com capricho;
6. não tente memorizar os exercícios, pois não é assim que se aprende a raciocinar;
7. faça o maior número possível de exercícios;
8. faça os exemplos do livro no caderno;
9. chegando em casa, comece por revisar a aula que você assistiu, copie o enunciado dos exercícios já feitos, vire o caderno e tente refazê-los sozinho, confira os resultados. Depois disso, passe a fazer os exercícios de casa;
10. resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuada e regra de sinais;
11. com relação aos PROBLEMAS, faça o seguinte:
• leia-os, com atenção, até entendê-los perfeitamente;
• encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
• planeje a solução dos problemas através de: esquemas, perguntas, fórmulas, etc;
• analise, detalhadamente, se suas anotações estão certas;
• efetue os cálculos com a máxima atenção;
• verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
• se não chegou ao resultado esperado, recomece-o com calma;
• busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
• destacar no caderno com marcador de texto, (“importante”, “lembrar”, etc) o que foi mais enfatizado pelo professor, ou aquele item do exercício ou conteúdo em que teve dificuldade;
• não se dê por vencido até encontrar a resposta certa.

PARA TODAS AS DISCIPLINAS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Para uma boa interpretação de texto:
1. leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
2. releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
3. grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
4. para cada parágrafo, escreva ao lado o mais importante;
5. sintetize, oralmente, o que leu.

PARA TER SUCESSO NAS TAREFAS DE CASA E ESTUDO
• Método l Local l Horário l Iluminação l Silêncio
• Acompanhamento dos pais;
• Família participar das atividades da escola, reuniões, festas;
• Levar os filhos a atividades culturais;
• Conhecer o programa do sistema de notas;
• Conhecer o comportamento do filho, professores e suas amizades;
• Estimular em casa a leitura de periódicos: livros, revistas e outros.

CONSEQÜÊNCIAS DO NÃO ACOMPANHAMENTO.
• Dispersão nas aulas;
• Desânimo porque não aprende;
• Indisciplina;
• Irresponsabilidade – atrasos, agenda, faltas, tarefas,...